top of page
tratamento_dtm.jpg

Tratamento
da DTM

DTM ou Desordens Temporo Mandibulares se referem a um conjunto de condições médicas e odontológicas, que afetam a articulação temporo-mandibular (localizadas na frente dos ouvidos e que conectam a mandíbula ao crânio) e / ou os músculos da mastigação, como também estruturas da face, relacionadas ao complexo maxilo-mandibular.

Podem manifestar-se através de um simples estalo articular e desconforto moderado na frente dos ouvidos a um completo bloqueio da mandíbula e dor severa.

 

A oclusão dentária representa papel importante como fator predisponente que altera o sistema mastigatório, incrementando os riscos para desenvolver disfunção de ATM.

 

Os hábitos parafuncionais e má-oclusão dentária induziriam micro traumas na ATM, desenvolvendo-se assim lesões degenerativas no côndilo e no disco articular. Vários fatores podem causar uma DTM. Não existe uma causa comum a todas as DTM, mas o trauma pode ser o principal causador dessa alteração funcional. Uma associação de fatores (má oclusão, bruxismo, hábito de apertar os dentes, um desenvolvimento anormal das ATM, um trauma forte, estresse, etc podem causar ou manter uma DTM.

 

O tratamento pode incluir: modificação do comportamento, incluindo técnicas de relaxamento e cuidados com o estresse, medicamentos, terapia física, terapia de aplicação ortopédica (placa estabilizadora), terapia o clusal (ortodontia, reabilitação oral) e às vezes em casos extremos é necessária a cirurgia. Os objetivos do tratamento são: reduzir a dor, restabelecer a função mastigatória confortável e limitar a recorrência da dor, restabelecer o padrão de vida normal, o mais rapidamente possível.

bottom of page